Quem não veio ou não ficou sabendo da Feira de Arte e Artesanato – Feira de Natal de Santa Tereza, tem ainda o próximo domingo, 21, de 8h às 17h, para aproveitar e fazer suas compras de Natal e produtos para casa, utilitários e decorativos. Usufruir o espaço da Praça Duque de Caxias e do cenário interiorano de Santa Tereza e, acima de tudo, encontrar velhos amigos. Os expositores avisam que com chuva ou sem chuva eles vão estar lá na Praça Duque de Caxias.
O evento reúne 44 expositores, que expõem os mais diversos produtos como pachtwork, bordado a mão, marcenaria, bijuterias, semi joias, roupas de bebê em tricô, toalhas bordadas, cartões de quilling, adornos para o Natal, crochê, mandalas, objetos em couro e
papel, vestidos, blusas e langerie, pintura, flores, entre outros.
A turma boa de cozinha de Santa Tereza também está presente com barracas de pizza em pedaços e congeladas, brigadeiro, pão de mel, palha italiana, doces, temperos, conservas, panetones, biscoitos e bolos, não só para comer ali mesmo, mas também para presentear e levar pra casa.
Relembrando a Feira que acontecia na Praça e que foi extinta, quando houve uma reforma do local, na década de 80, a ideia surgiu em conversas entre o morador Marcio Honório e as artesãs, Helena Rego e Sirlei Auxiliadora. Márcio, que mora ao lado da Praça e gosta de participar das atividades do bairro, prontificou-se a providenciar as licenças junto à prefeitura e o que fosse necessário em termos de logística.
O “boca a boa” começou a funcionar e, de repente, mais de 40 expositores se cadastraram e estão dividindo os custos do evento, que não conta com patrocinadores. Segundo Márcio, o objetivo da feira é divulgar o trabalho dos artesãos e artistas do bairro e adjacências, gerar renda e ao mesmo tempo valorizar o artesanato e Santa Tereza.
O Santa Tereza Tem, um dos apoiadores do evento, vai estar presente com sua equipe, apresentando o site, comercializando camisetas e expondo também os livros do jornalista Luis Góes, que aborda a história de Santa Tereza e algumas fotos antigas do bairro do seu acervo.
Show musical
Durante a Feira haverá apresentação música ao vivo com artistas do bairro. Confira a programação:
09 às 11h – Música com o Dj Tonel, sorteios de brindes e apresentação de poesia.
12 às 13 – Sylvio Rosa e Eros Fresiq
14 às 15- Grupo Pepe já tirei a vela
16 às 17- Rivo trio – Rock
Sobre os músicos:
Sylvio Rosa é violonista e compositor e Eros Fresiq é percussionista e também compositor, que vive em Santa Tereza. Os dois músicos, depois de 18 anos, quando gravaram juntos o primeiro CD, se reencontram na Feira para mostrar a trajetória musical de cada um. No repertório músicas autorais e diversos estilos da música popular brasileira.
Grupo Pepe Já Tirei a Vela tem o repertório baseado em blues instrumental do início do século XX e usa instrumentos acústicos e de cordas como violino, violão, baixo acústico e bandolim.
A banda toca versões instrumentais de temas de blues, inspirado nos cantos religiosos, e canções dos escravos da região do Mississipi, cânticos das comunidades formadas por escravos libertos, tendo raiz oriunda da África Ocidental.
O nome da banda tem inspiração em um famoso episódio de Chapolin Colorado, assim como seu surgimento, que começou na infância dos amigos Thiago, Pablo e Rogério que se reuniam para assistir ao seriado mexicano.
Rivo Trio, que nasceu em Santa Tereza há dois anos, tocou por muito tempo no tradicional Bar do Pedro, no Alto dos Piolhos. N Integram o grupo os músicos mestre Kaika na percussão, Joca Mendoça voz e violão e a cantora Telma Rosa. O repertório tem o bom e velho rock.
Serviço
Evento: Feira de Arte e Artesanato de Santa Tereza
Data e horário: 21 de dezembro – de 8h às 17h
Local: Praça Duque de Caxias – Santa Tereza
Apoio Santa Tereza Tem