Circuito Saraus das Estações chega à última estação com presença de público e transmissão online
.O Circuito Saraus das Estações está chegando ao fim! O projeto aprovado no Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte (Projeto nº 0781/2020) trouxe para diversos espaços e centros culturais de Belo Horizonte uma rede articulada de cinco saraus já existentes: o Colabhorasom, o Sarau D’Morais, o Sarau da Iaiá, o Sarau Dengo e o Sarau Mulheres Criando, que são promovidos, respectivamente, pelo produtor Pedro Sá e pelos artistas Marquim D’Morais, Iaiá Drumond, Flávia Ellen e Amorina, representando o Coletivo Mulheres Criando.
A última rodada de saraus abre a estação mais fria do ano e traz 5 eventos ao longo de junho e julho. Cada sarau contará com três apresentações de diversas linguagens artísticas, como música, literatura, teatro performático e dança. O público poderá acompanhar gratuitamente de forma presencial e virtual.
A estreia do inverno acontece com o Sarau Dengo, às 17 horas, diretamente do Musseu da Moda. Flávia Ellen, que apresenta o sarau, terá como convidadxs xs artistas Andressa Versi (música), Will Soares (teatro performático) e Eli Nunes (teatro performático).
O Circuito Saraus das Estações segue sua programação Inverno com o mesmo formato, apresentando ao público mineiro outros artistas de diversas linguagens. A programação pode ser acompanhada através das redes sociais do projeto: https://linktr.ee/sarausdasestacoes. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Sobre os produtores e produtoras dos saraus:
Marquim D’Morais, do Sarau D’Morais, é um empreendedor periférico, cantor e compositor que lutou para fazer sua arte e que promove eventos há anos, tendo criado o Collab Favela, espaço multiuso voltado à arte em pleno Aglomerado da Serra.
Pedro Sá é o produtor conhecido por aproximar artistas e fãs, com saraus nas casas de pessoas interessadas em música autoral. Iaiá Drumond é uma cantora lírica e popular que idealizou o Live na Rede (iniciativa que promove o encontro de compositores) e criou saraus presenciais para dar experiência de corpo à voz, além de ter mantido os saraus durante a quarentena como forma de levar arte às casas.
Amorina e Flávia Ellen são compositoras, cantoras e produtoras, criadoras e membros do Coletivo Mulheres Criando (2016), uma das iniciativas mais importantes para a música de Belo Horizonte que deu voz às mulheres da música por meio de saraus e festivais.
O Coletivo, além de premiado nacionalmente, faz parte da criação do Sonora – Festival Internacional de Compositoras, maior festival de compositoras do mundo, estando presente em mais de 60 cidades e 15 países. O Sonora, festival em que Flávia e Amorina trabalharam também como produtoras, é uma das criações mais importantes quando se fala de mulher na música, pois leva o nome de Belo Horizonte para o mundo todo. Amorina é responsável pelo Sarau Mulheres Criando. Já Flávia, após anos, retoma o Sarau Dengo para completar o Circuito.
Programação de Outono do Circuito Saraus das Estações
Todos os eventos podem receber público e também serão transmitidos pelo canal do projeto: www.youtube.com/CircuitoSarausdasEstações
25/06 – Sarau Dengo
Local: Museu da Moda
Horário: 17 horas
– Andressa Versi, Will Soares e Eli Nunes
02/07 – Sarau D’Morais
Local: Centro Cultural Vila Fátima
Horário: 19 horas
Isaddor, Rafael Soares e Tininho Silva
09/07 – Sarau da Iaiá
Local: Centro Cultural Salgado Filho
Horário: 15 horas
– Acauã Ranne, Leopoldina e Aline Lobão
23/07 – Sarau Mulheres Criando
Local: Casa de Referência da Mulher Tina Martins
Horário: 16 horas
Atrações a confirmar
31/07 – Colabhorasom
Local: Espaço a Corda (Mercado Novo)
Horário: 10 horas
Atrações a confirmar
*Fiquem atentos ao Instagram do projeto (https://www.instagram.com/sarausdasestacoes/) para acompanhar eventuais mudanças na programação.